top of page

Preto Velho

Se tem uma coisa que acontece com a maioria das encomendas que recebo é o fato de que sempre acabo adquirindo algum conhecimento com elas. E não foi diferente dessa vez.

Como já mencionei algumas vezes, sempre procuro pesquisar sobre quem eu estou confeccionando para poder trazer para vocês algumas informações interessantes. Hoje venho falar um pouquinho sobre os Pretos Velhos, e já de antemão peço que me corrijam se eu passar alguma informação errada!!



A principal característica que percebi em todas as fontes que busquei é que são entidades muito sábias, além de humildes e bondosas. Sentados no chão ou em banquinhos, com um cachimbo na mão, costumam dar conselhos e tratamentos caseiros como banhos de ervas, chás, e etc.


Geralmente as pessoas pensam que eram escravos, porém, algumas fontes que encontrei explicam que espiritos evoluídos, ao desencarnarem, podem optar trabalhar em centros de umbanda como ex-escravos. Outra curiosidade é sobre o cachimbo, sempre que eu via uma imagem do Preto Velho, pensava que era apenas um "acessório", mas não. Ele serve para defumar a pessoa durante o passe. Interessante, né?


Enquanto lia a respeito, a imagem que sempre me vinha em mente era a de um senhor com semblante pacífico, e tentei passar essa expressão no rostinho do amigurumi.



Falando sobre o boneco,tambem utilizei nele a armação de arame galvanizado, pois será um item decorativo. Sua medida final é de 23cm de altura.

Ah! E eu não poderia deixar de fazer um banquinho para ele, não é mesmo?


Você já conhecia sobre os Pretos Velhos? Me conta o que achou dessa versão em crochê?


Você pode comprar um aqui, caso esteja esgotado, encomende aqui.



292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page